Fontes Windows no Ubuntu

Na palestra da Veiga me perguntaram se era possível instalar fontes windows no linux, eu disse que sim mas não expliquei 😉 . Agora não tem mais reclamação:

O processo consiste apenas em você copiar os arquivos .ttf para dentro do diretório:

/usr/share/fonts/truetype/msttcorefonts/

Se você não possui este diretório é porque provavelmente não instalou o pacote msttcorefonts que, já instala um bocado de fontes do windows. Para isto vá ao Symaptic e digite msttcorefonts e instala.

Como vocês devem ter percebido, para instalar aquelas suas fontes favoritas que você tinha no windows, ou uma que seu amigo tem, basta copiar os arquivos de fontes do windows diretamente para o diretório especificado acima.

Talvez você esteja pensando que isso não é novidade alguma. Concordo! A grande questão ( o pulo do gato ) é que na maioria dos tutoriais que vi por ai, o pessoal fala em reiniciar o processo xfstt (algo assim), ou reiniciar o X, etc etc etc. Nada disso é necessário. Basta que você refaça o cache das suas fontes. Para isso digite, no terminal:

fc-cache -f -v

O -f irá forçar uma varredura nos diretórios e o -v irá mostrar o resultado na tela.

Pronto! feito isso, suas fontes já devem estar disponíveis para uso.

Ah, só para completar, existe o site 1001freefonts que disponibiliza uma porrada de fontes para você fazer o download e utilizar. 😀

~ por cadunico em setembro 28, 2007.

10 Respostas to “Fontes Windows no Ubuntu”

  1. Vale lembrar que se você não tiver acesso ao sudo/root, você não pode colocar arquivos no /usr/share/fonts/truetype/msttcorefonts/. Neste caso, coloque as fontes em .fonts (no seu /home) e rode o fc-cache. Eu prefiro esta estratégia em computadores com mais de um usuário, porque colocando no msttcorefonts as fontes ficam disponíveis para todos, embora nem todos precisem (e nem queiram ocupar memória com isto). Usando o .fonts, você só usa as fontes que o cara quer e só quando ele estiver logado.

  2. hehehe para resolver o problema do root que o Thadeu falou é simples

    entre no terminal e digite

    sudo chown -R seunomedeusuario.user /usr/share/fonts/truetype/msttcorefonts

    e pronto a pasta passa ser sua assim no modulo gráfico você pode copiar e colar as fontes direto 😀

  3. Como eu disse, você não tem acesso ao root então não pode dar sudo 🙂 A dica que eu passei é, por exemplo, para estudantes que querem instalar fontes no micro da faculdade mas o administrador não vai dar sudo e nem a senha do root para ele. Aí é só colocar no .fonts.

  4. Boa dica e enrquecidas pelos comentários do Penna ficaram matadoras!

    []’s

  5. sim sim Thadeu concordo, eu postei uma possível solução para o usuário que queira utilizar as fontes em todos os perfis 😉 mas valeu pelo comentário hehehehehe.

  6. […] ingredientes específicos que fervi no caldeirão – vindos dos blogs (e comentários) do Tales, Cadunico, Siriarah e uma pitadinha do […]

  7. Boa dica pra Ubuntu, fácil e rápido, mesmo. Funcionou direitinho. Após o cache abri o Power Point que já usou as fontes corretas.

  8. Olá a todos,
    realmente muito claro e bem explicados os caminhos e passos.
    Porém, ainda mantenho uma dificuldade.. a de inserir o arquivo .ttf na pasta /usr/share/fonts/truetype/msttcorefonts/ ………..abre uma caixa dizendo que não tenho permissão para tal.
    Como faço(interrogação…. aproveito para perguntar como faço para recuperar a interrogação do meu teclado, meu note é um acer aspire4920-6015)
    Muito grato a todos,
    Clarkson Bartalini

  9. Faça isso pelo terminal, como root, use sudo, para ter permissão de root, use o comando cp para copiar os arquivos do wind para a pasta do seu linux.

  10. […] de 2007, nos primórdios da minha trajetória como entusiasta de Software Livre eu escrevi este artigo no meu blog do […]

Deixe um comentário