Estudo das Fontes Tipográficas

Eu estudei Design com uma geração de professores da antiga escola e todos diziam que se nossa geração estudasse a arte das fontes tipográficas seríamos profissionais melhores. Bem, eu queria ser um profissional melhor e caí dentro da pesquisa, e o faço até hoje.

Pensando na nossa geração eu decidi postar um pequeno resumo do que é este universo.

ORIGEM

Tipografia vem do Grego Typos – Formas Graphien – escrita então tipografia quer dizer a grosso modo forma de escrever.

Desde o passado a palavra fonte estava relacionada a referencia de peso e quantidade de tipos de letras – Familia Tipográfica.

CURIOSIDADES

As fontes podem ser com Serifa ou sem Serifa, mas afinal o que é serifa? Serifa são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Elas foram criadas para guiar o olhar do leitor para elas, pois nós seres humanos não lemos palavras e sim letras e estas prolongações dão a ilusão de que as letras se juntam.

Fonte sem serifa
Fonte serifada
Serifas em vermelho

Existe milhares de Familias Tipográficas a mais famosa é a Times New Roman que foi criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London.

As fontes True Type foram desenvolvidas pela Apple Computer em 1980 para o computador LISA o primeiro com interface gráfica e para concorrer com as fontes Type da Adobe e em 1991 foram incluidas no windows 3.11

Espero que tenham gostado deste pequeno apanhado sobre fontes tipográficas, caso queiram saber mais postem que desenvolvo novos posts sobre o assunto.

Anúncios

~ por cadunico em setembro 28, 2007.

3 Respostas to “Estudo das Fontes Tipográficas”

  1. Olá! Sou designer gráfico e amante da tipografia. Você sabe onde posso encontrar algo sobre estudo tipográfico dos alfabetos grego e cirílico? Me interesso principalmente nas ligaturas. Não consigo encontrar nada pela internet.

    Agradeço desde já.

  2. Valew kara,
    Estou estudando mais as fontes para me tornar um melhor profissional, como vc mesmo disse.

  3. Vc tem alguma informação sobre a percepção das tipias no ser humano? explicando melhor…se uma fonte com serifa passa estabilidade, tradição, se fonte sem serifa passa mais modernidade, coisas desse tipo.
    Obrigada
    Roberta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: